Publicidade

quinta-feira, 17 de março de 2011 Artilheiros, Futebol Europeu, História | 11:56

Curiosidades e estatísticas dos finalistas da Champions League

Compartilhe: Twitter

A Uefa irá sortear amanhã de manhã os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Dos oito finalistas, apenas o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, nunca chegou nessa fase da competição. Chelsea, Tottenham e Schalke 04 brigam pelo título inédito. Já a Internazionale, atual campeã, luta pelo bicampeonato, algo que não acontece desde 1990, quando o rival Milan conquistou o bi.

O Real Madrid, que ontem eliminou o Lyon, é o maior campeão com 9 títulos e também o que mais vezes chegou nas quartas de final na história da competição (28 vezes contra 17 do Manchester United, 15 do Barcelona, 12 da Inter, 7 do Chelsea, 3 do Schalke e 2 do Tottenham). A classificação do time do técnico José Mourinho foi a primeira para as quartas desde 2004. De 2005 para cá, o time só morreu nas oitavas de final. O treinador português, aliás, segue com uma aproveitamento incrível como mandante com o Real Madrid nessa temporada. Em 30 jogos, venceu todos (incluindo jogos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei), com 75 gols marcados e apenas 8 sofridos.

Já o Manchester United, tem como grande estrela o técnico Alex Ferguson. O escocês, no comando do clube inglês desde 1986, alcançou sua 100ª vitória na história da Liga dos Campeões ao bater na última terça-feira o Olympique de Marselha. Recordista de jogos e vitórias na competição, Ferguson detém o recorde 12 participações nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Confira abaixo o retrospecto histórico dos oito finalista da Champions League:

Dos oito clubes finalistas, o ucraniano Shakhtar Donestk é o que mais conta com brasileiros no elenco. São sete, curiosamente todos meias e atacantes. Confira abaixo o quem tem mais brazucas do elenco entre os oito finalista da Champions League:

xx

Estreante nas quartas de final,o Shakthar vem também com a melhor campanha entre os oito finalistas. Até agora, em 8 jogos, foram 7 vitórias e apenas uma derrota (1 x 5 para o Arsenal). Já Real Madrid e Manchester United seguem como os únicos invictos da competição. O Real Madrid, com 19 gols, tem o melhor ataque até aqui, ao lado do Tottenham. Porém, os ingleses fizeram dois jogos a mais, já que disputaram a fase preliminar. O Manchester, com apenas dois gols sofridos, tem a melhor defesa. Confira abaixo o desempenho das equipes nessa Champions League:

.

.

.

.

.

Comandado pelo argentino Lionel Messi, o Barcelona, grande favorito ao título, tem o elenco mais caro dessa Liga dos Campeões, avaliado em mais de 470 milhões de euros. Já a campeã Internazionale chega para as quartas de final com o elenco de maior média de idade. Confira abaixo os elencos mais caros e as maiores médias de idade das equipes dessa Champions League:

Competição que leva mais de 40 mil pessoas em média aos estádios, a Liga dos Campeões está bem representada nessa fase de quartas de final com equipes que costumam encher os estádios. Curiosamente, a campeã Inter é a equipe com a menor média de ocupação dos estádios até agora. Veja abaixo as médias de público e quem mais enche o estádio entre os oito finalistas:

Artilheiro da Liga dos Campeões em 2009, com 9 gols, e em 2010, com 8 gols, Lionel Messi é um dos principais artilheiros dessa Liga dos Campeões, com 8 gols, ao lado do ex-companheiro Samuel Eto’o. Caso termine como artilheiro, Messi irá igualar os recordes de Gerd Müller (1973/74/75) e Jean-Pierre Papin (1990/91/92), os únicos que conseguiram ser artilheiros três vezes consecutivas da competição. Veja abaixo os princiais artilheiros dos oito finalistas dessa Liga dos Campeões:

.

.

.

.

.

Apenas amanhã conheceremos os confrontos das quartas de final. Alguns deles, no entanto, poderão ser inéditos na história da competição. O Barcelona é o clube que mais enfrentou adversários classificados para as quartas. Dos sete, o time espanhol já jogou contra seis deles. Confira abaixo o resumo dos confrontos diretos entre os oito finalistas:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Autor: Tags: , , , , , , , , , ,

1 comentário | Comentar

  1. 21 RICARDO ALVES 17/03/2011 12:52

    FALTOU O NOME DO DAVID LUIZ NA LISTA DE JOGADORES BRASILEIROS DO CHELSEA,
    TKS

    Responder
    • Rodolfo Rodrigues 17/03/2011 13:00

      Ele já jogou pelo Benfica nessa Liga e não pode atuar pelo Chelsea. Por isso, está fora dessa lista.

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios